ACERVO
John Graz faz da pintura e do desenho atividades que dialogam ao elaborar séries de estudos que, muitas vezes, não chegaram a ser executados, mas que têm o requinte formal de obra acabada. Seu trabalho gráfico retoma o desenho clássico, incorpora a iconografia brasileira, assume e difunde as influências modernistas.
O acervo do Instituto revela não apenas a trajetória do artista, mas o próprio desenvolvimento das artes plásticas e do design do Brasil. Composto por mais de duas mil obras catalogadas, conservadas e divididas em duas áreas: “Artes Plásticas” e “Design e Arquitetura de Interiores”.
“Artes Plásticas” abrange desenhos e telas em grafite, guache e óleo, cujos temas mais recorrentes são as figurações da cultura popular brasileira, indígena e abstrações, que testemunham as várias fases desenvolvidas pelo artista.
“Design e Arquitetura de Interiores” abriga desenhos, estudos e projetos em grafite e guache para ambientes e decoração, objetos utilitários e mobília como sofás, cadeiras, mesas, poltronas, camas, estantes, luminárias e acabamentos. Abriga ainda mais de 200 fotografias P&B em papel fibra dos ambientes projetados nas chamadas “casas modernistas”. A maioria dessas casas foram demolidas, fazendo destas imagens fonte primordial de registro e pesquisa de um trabalho de importância histórica para a arte e o design brasileiros.
O acervo conta, ainda, com uma vasta documentação paralela acerca do artista e seu trabalho, composta por livros, anotações, cartas, álbuns de fotos pessoais e de suas viagens, além de revistas, reportagens e catálogos de exposições.
***
Fotografia e catalogação: Vinícius Girnys.
Preservação e catalogação: Gustavo Berbel.