O INSTITUTO
Fruto do empenho de Annie Graz, o Instituto John Graz é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 2005. O Instituto tem como missão preservar, estudar e difundir a obra do artista John Graz em suas diversas influências estéticas e nas suas relações com a sociedade brasileira ampliando sua discussão nos âmbitos artísticos, educacionais, acadêmicos e profissionais – e, por consequência, na sociedade como um todo.
O Instituto John Graz busca, ao difundir e consolidar a obra do artista, diluir as fronteiras estabelecidas entre as artes plásticas e o design, além de contribuir para a preservação do patrimônio cultural, assim como para a ampliação do repertório cultural da sociedade brasileira.
O Instituto atua a partir de três eixos de atuação: cultural, educacional e social.
Cultural:
– Realiza pesquisa, conserva e documenta a obra do artista;
– Resgata e difunde os princípios de atuação do artista, como sua contribuição para a formação, valorização e reconhecimento da identidade cultural brasileira;
– Executa e apóia a produção de reedições de obras do artista como móveis, luminárias, gravuras, relevos, objetos, jóias, esculturas e fotografias;
– Estimula a releitura e a interpretação da obra de John Graz através de artistas contemporâneos;
– Apoia a confecção de publicações individuais e coletivas, visando a difusão de uma obra que considera essencial e, portanto, necessário o seu conhecimento pelo público.
Educacional:
– Desenvolve e apóia a realização de materiais e outras atividades em torno de John Graz e sua obra;
– Estimula a criação e difusão de cursos, palestras e oficinas nas áreas das artes plásticas, design, arquitetura de interiores e afins.
– Nas exposições, o Instituto John Graz busca, sempre que possível, organizar visitas para alunos e professores de escolas públicas e particulares, guiadas por arte-educadores especializados que trazem elementos e fazem conexões para compor um aprendizado interdisciplinar.
– Aproximar públicos de todas as faixas etárias e classes sociais e ampliar o (re)conhecimento do trabalho do artista como fonte referencial da história das artes plásticas e do design brasileiros é parte fundamental de nosso trabalho.
Social:
– Disponibiliza o acesso à obra do artista por meios eletrônicos e impressos: através do rico acervo disponibilizado no site do Instituto; através dos catálogos das exposições, que contêm imagens em alta qualidade e textos críticos, e são, sempre que possível, distribuídos ou cedidos gratuitamente; assim como através da participação de exposições individuais e coletivas, em geral gratuitas;
– Colabora com projetos nas áreas de artes plásticas, design, arquitetura de interiores e correlatas que visem a inclusão social;
– Dialoga com outras instituições, sempre em busca de parcerias que estimulem o interesse pelas artes por parte da sociedade, pensando a Arte como um forte instrumento de mudança.