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1903 . aos doze anos, produz a obra Vaso de Flores.
Ao presentear sua mãe com a obra Vaso de Flores, o pequeno John Graz revela-se como futuro grande desenhista. A pintura traz uma representação de época (início do século XX) e é extremamente atemporal enquanto composição equilibrada, com uma paleta de cores fortes e, ao mesmo tempo, delicadas. Um presente ao olhar contemporâneo.
Vaso de Flores, anos 1903. Guache sobre papel. 29 x 38 cm.
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1915 . inicia a produção de cartazes publicitários e vence vários concursos.
Destaca-se o cartaz de abertura do magazine suíço Grand Passage, doado ao acervo do Museu de Arte de São Paulo e os cartazes da empresa Chemin de Fer Yverdon-St. Croix.
Magazine Grand Passage, anos 1913. Cartaz litográfico. Acervo Museu de Arte de São Paulo (MASP).
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1916 / 1918 . produz pinturas, gravuras e vitrais em Genebra.
Destacam-se os vitrais da Église des Eaux Vives e as pinturas realizadas na Espanha.
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1919 . participa do concurso organizado pela Rhône Poulenc e utilizado pela Rhodia – nome da empresa no Brasil - para o lançamento de um produto novo, o lança-perfume.
Cartaz de Campanha do Lança Perfume Geyser distribuído pela Rhodia no Brasil, ano 1919. Cartaz litográfico.
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1922 . convidado por Oswald de Andrade, participa da Semana de Arte Moderna, junto a Anita Malfatti, Vicente do Rego Monteiro, Victor Brecheret, Di Cavalcanti e outros expoentes da vanguarda artística paulista.
Paisagem de Espanha (Ciprestes em Toledo), circa 1916. Óleo sobre tela. 73 x 59 cm. Coleção Particular.
Convite da exposição “Semana de Arte Moderna” com desenho de Di Cavalcanti.
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1925 . inicia a produção e criação de mobiliário, projetos de decoração, murais e objetos para ambientes familiares ou de trabalho. Introduz o estilo art deco, a partir dos princípios da nova Escola Bauhaus, totalmente adaptado à temática brasileira: seus desenhos, murais e pinturas têm motivos retirados da flora, fauna, raças e história do Brasil; é chamado pelos artistas modernistas de Graz, o Futurista.
Jaguatirica, anos 1920. Grafite sobre papel. 16 x 23 cm.
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1930 . participa da exposição / inauguração da Casa Modernista da Rua Itápolis , de autoria do arquiteto ucraniano Gregori Warchavchik, junto com Brecheret, Tarsila e Lasar Segall.
A Casa Modernista da Rua Itápolis, 1930. John Graz participou da inauguração junto com Tarsila, Brecheret e Lasar Segall..
Sem título (Imigrantes), 1933. Grafite sobre papel. 28 x 20 cm. Coleção particular.
. inaugura o escritório de design de interiores / loja
John Graz Decorações.
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1932 . é um dos artistas fundadores da Sociedade Pró-Arte Moderna – SPAM e integra o CAM – Club dos Artistas Modernos.
Painel para o Carnaval na Cidade de SPAM, Salão de Festas Trocadero, São Paulo.
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1933 . participa da 1ª Exposição de Arte Moderna da Sociedade Pró-Arte Moderna.
Palácio Trocadero, local do Carnaval da Cidade de SPAM, 1933.
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1947 . retoma a pintura e expõe, pela primeira vez, com Antônio Gomide, na rua Barão de Itapetininga, São Paulo.
Cavalos, circa 1940. Guache sobre papel, 11,5 x 45 cm.
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1970 . retrospectiva no Museu de Arte Brasileira, Fundação Armando Álvares Penteado, São Paulo.
Abstrato, 1970. Óleo sobre compensado. 80 x 80 cm / 82,3 x 82,5 cm. Acervo MAB/FAAP.
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1971 . convite para a XI Bienal Internacional de São Paulo, que homenageou a Semana de Arte Moderna.
Ponte de Ronda, 1978. Óleo sobre tela. 80 x 80 cm.
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1974 . exposição retrospectiva John Graz e o Design. MASP, Museu de Arte de São Paulo. Apresentação de Pietro M. Bardi.
Bar e Estante com prateleiras de vidro, anos 1950. Grafite e guache sobre papel. 14 x 25,5 cm.
. viúvo, casa-se com Annie Brisac.
Gatos (Annie e John), anos 1980. Litografia. 20 x 20 cm.
Foto: Annie e John Graz.
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1975 . exposição SPAM e CAM, Museu Lasar Segall, São Paulo.
Sem Título, (Região amazônica) 1969. Guache e grafite. 17 x 24 cm.
. exposição coletiva Mulher, Galeria Azulão, São Paulo.
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1976 . exposições individuais: pinturas de John Graz, Galeria Azulão, São Paulo.
Conchas, 1976. Óleo sobre tela. 68 x 110 cm.
. exposição Imigrantes nas Artes Plásticas. Museu de Arte de São Paulo.
. convite para a Bienal Nacional de São Paulo.
. R&R Camargo de Arte, SP.
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Cartaz da exposição John Graz: Óleos, Guaches e Nanquins feitos durante sua viagem às Ilhas Gregas e Veneza no ano de 1977. Galeria Portal, SP.
1978 . exposição Galeria Portal, São Paulo.
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Un miau tout simple: medaillé, anos 1970. Esferográfica sobre papel de carta. 16 x 20 cm.
1979 . recebe a Medalha Mário de Andrade do Governo do Estado de São Paulo.
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Cartaz da exposição Reminiscências do Modernismo, Paço das Artes, 1980.
. inauguração no Paço das Artes, São Paulo, da exposição Reminiscências do Modernismo, em homenagem a Victor Brecheret, Menotti del Picchia e ao artista, falecido 11 dias antes da inauguração, aos 89 anos; deixou um acervo com centenas de pinturas e mais de 2 000 desenhos.
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Daphne, 1973. Óleo sobre tela. 69 x 70,5 cm. Acervo MAM.
1985 . exposição Os anos 70 no Acervo do MAM, São Paulo.
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Praça John Graz. Foto anos 1990.
1988 . inauguração da Praça John Graz. Avenida Henrique Schauman, bairro de Pinheiros, São Paulo. Colocação de busto em bronze, executado por Hanna Kwiatkowska e doado por Annie Graz. Na base, relevo de obra dos anos 1930.
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Ronda, 1919. Guache sobre papel. 25 x 35,5 cm. Acervo Museu de Arte de São Paulo (MASP).
1991 . exposição de desenhos no MASP, curadoria de Eunice M. Sophia. Homenagem ao centenário do artista.
. exposição Affiches Genevoises, Affiches Suisses. 1890 – 1920. Musée Rath, Genève, Suisse. Lançamento do livro L’affiche artistique genevoise.
Chemin de Fer Yverdon-St. Croix, 1914.Cartaz litográfico. 99 x 67 cm.
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Poltrona Teperman. Estudo, anos 1940. Designer Délia Beru. Alumínio polido, madeira e tecido ou couro, 1992.
1992 . Reedição de poltrona, cadeira e mesa projetada pelo artista. Casa Teperman, São Paulo.
Edição Mesa John Graz. 200 x 74,5 x 110 cm - Tampo multi-laminado, acabamento em mogno, marfim ou ebanizado. Sapatas revestidas em aço inox.
Edição Mesa John Graz. 200 x 74,5 x 110 cm - Tampo multi-laminado, acabamento em mogno, marfim ou ebanizado. Sapatas revestidas em aço inox.
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Sem título (estudos de móveis) anos 1950. Guache e grafite sobre papel. 21 x 26,5cm e 30 x 44cm.
1995 . exposição Modernismo Paris Anos 20: Vivências e Convivências. MAC - Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, apresentando a coleção Leirner (móveis, quadros e objetos). Lançamento de catálogo homônimo.
. capítulo especial no livro Móvel Moderno no Brasil, Maria Cecilia Loschiavo dos Santos. Edusp, São Paulo.
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Marrocos, 1978. Grafite sobre papel. 16 x 16 cm.
1996 . exposição individual John Graz . Vida e Obra, curadoria de Sérgio Pizoli (artes plásticas) e Güinter Parschalk (design) e lançamento da coleção John Graz de reedições (móveis, tapetes, luminárias, jóias).
Sem Título (Estudo: Mural Lilás) anos 1950. Guache sobre papel. 30 x 45 cm.
Poltrona. Estudos, anos1950. Guache e grafite sobre papel. 19 x 25 cm.
Embarcação (série amazônica) 1979. Óleo sobre tela. 60 x 60 cm.
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Conjunto de móveis para sala de estar, anos 1930. Madeira, tecido e metal. Foto: páginas 38-39 do livro.
1998 . exposição Coleção Adolpho Leirner. Arte Construtiva no Brasil. Curadoria de Aracy Amaral. MAM - Museu de Arte Moderna, São Paulo. Lançamento de livro homônimo.
. livro Les affiches du Léman. Jean-Charles Giroud. George Editeur, Genève, Suisse.
Lausanne- Palace, 1915. Cartaz Cartaz litográfico. 93 x 119 cm.
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Sem título, circa 1938. Painel em madeira, pintado. 173 x 36,5 cm. Coleção Adolpho Leirner.
2002 . exposição De la Antropofagia a Brasilia. Brasil, 1920 – 1950. IVAM – Instituto Valenciano de Arte Moderno, Valência, Espanha. Edição de livro em espanhol, homônimo.
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Jardim da residência da família Jafet, anos 1930. Escultura Diana Caçadora.
2003 . desencadeador da exposição São Paulo e suas Dianas, no SESC Ipiranga, São Paulo, SP. Com o retorno da escultura Diana ao local para o qual foi concebida, pelo artista, o SESC reuniu várias Dianas, espalhadas pelas instituições culturais paulistas. Lançamento de catálogo homônimo.
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Residência de Violeta Jafet, anos 40. Esculturas em relevo. Acervo SESC Interlagos.
2005 . exposição Coleção SESC de Arte Brasileira - Obras Selecionadas. SESC Interlagos, São Paulo. Curadoria de João Sppinelli. A exposição reúne mais de 100 artistas do acervo do SESC São Paulo, com a participação de John Graz e suas esculturas em relevo, que pertenciam à residência da família Jafet, no Ipiranga. Lançamento de catálogo homônimo, com um dos relevos de John Graz na capa.
Autor desconhecido. Anos 1920. Foto sépia.
Madalena Schwartz . Anos 1970. Foto p&b.
. abertura do Instituto John Graz, que tem como missão preservar, estudar e difundir a obra do artista.
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Annie Graz e o grande afresco restaurado na Av. Higienópolis, SP.
2006 . exposição Arte Moderna em Contexto. Coleção ABN Amro Real. Curadoria Fernando Cocchiarale, Franz Manata e Luiz Antonio Ewbank. Itinerância - MAM RJ, edifício sede do Banco Real, SP e Instituto Cultural Banco Real, Recife.
Cadeira 03 Apoios. Madeira maciça e compensado laminado. 66 x 42 x 58 cm. Desenho original de John Graz, 1960. Guache e grafite.
. descoberto no ex-apartamento da galerista Luiza Strina, Av. Higienópolis, Edifício Lausanne, em São Paulo, um afresco com 2 x 4,5m, escondido e preservado sob painel de madeira.
. reedição da Cadeira de Três Apoios, designer Baba Vacaro, para a Dpot, São Paulo. O desenho deste móvel, criado na década de 1960, desafia o olhar e a técnica construtiva. "Na reedição, feita de compensado moldado e pés de eucalipto maciço tonalizado, o conceito de exclusividade das peças de Graz cede espaço à produção seriada, sem interferir na lógica do artista".
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Sem título (Bandeirantes) 1936. Mural - pintura a óleo sobre parede. 170 x 340 cm.
2007. descoberta e restauro da obra Bandeirantes, afresco de John Graz, com 3,45m X 1,75m, década de 1930, durante a reforma da casa localizada na Rua Peixoto Gomide, próximo ao Parque Trianon; o afresco está incorporado ao espaço e passa por processo de tombamento pelo CONDEPHAAT.
Barqueiro, anos 1950. Bronze, pátina marron. 32 x 30 x 5 cm.
. edição das esculturas em bronze: Diana e Barqueiro. Execução de Maria Clara Fernandes.
Diana e o Cervo, anos 1950. Bronze, pátina verde. 25 x 9 x 5 cm.
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Sem Título (Imigrantes - Coleta de Café) 1935. Grafite sobre papel. 23 x 18 cm.
2008 . publicação de desenho temático no livro História do Café, de Ana Luiza Martins, editora Contexto, São Paulo, pág. 15.
Sala de jantar da residência de Maria Cunha Bueno, anos 1930. Mesa de madeira e cadeiras. Móvel buffet de madeira. Afresco ao fundo. Luminária de vidro e aço.
. dissertação de mestrado: John Graz – O Arquiteto de Interiores, por Anna Maria Affonso dos Santos. Orientação: Prof. Dr. Luciano Magliaccio. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, SP.
Residência G. Lunardelli. Mural em Relevo (ao fundo) anos 1930.
Fotografia Ernesto Mandowsky. 30 x 20 cm.
Sem Título (Imigrantes - Coleta de Café) anos 1930. Mural em relevo. 300 x 235 cm.
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2009 . publicação de obras em livros didáticos: Marcha Criança – Arte, 5o. ano, Lígia Rego e Lígia Santos . Ed. Scipione. Obra reproduzida: Paisagem da Espanha [Ponte de Ronda], 1920, óleo sobre tela.
Malabarista, sem data. Desenho, grafite sobre papel. 21 x 14,5 cm.
. Fundamental Arte I . 5o. ano, caderno 4, obra coletiva . Ed. Moderna. Obra reproduzida: Malabarista, déc. 1960, óleo sobre tela.
Malabarista, década de 1960. Óleo sobre tela. 90 x 60 cm.
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2010 . exposição individual O Brasil de John Graz. Curadoria de Sérgio Pizoli, CAIXA Cultural Sé, São Paulo. Lançamento de catálogo homônimo. Projeto gráfico Werner Schultz.
Expografia da mostra em São Paulo. Em primeiro plano, Diana e o Cervo, edição 2008. Escultura em bronze com pátina prata.
Sinfonia Brasileira, 1976. Óleo sobre placa. 228 x 99 cm.
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2011 . exposição Exílio e Modernidade – O espaço do estrangeiro na cidade de São Paulo, realizado no Centro de Cultura Judaica, São Paulo, SP.
Bilhete da Loteria Federal do Brasil com a reprodução da obra “Olinda” de John Graz.
. edição de bilhete da Loteria Federal do Brasil, com desenho Olinda (da série arquitetura brasileira).
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2012 . exposição individual John Graz , Modernista. MON - Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, PR. Curadoria Consuelo Cornelsen, Sergio Campos e Sergio Pizoli. Lançamento de catálogo homônimo. Projeto gráfico Guilherme Zamoner.
Sem Título (Descanso), 1927. Guache sobre papel. 47 x 58,5 cm. Coleção particular.
. exposição 90 anos depois – A Semana de Arte Moderna 1922 – 2012. Curadoria Ana Cristina Carvalho. Palácio dos Bandeirantes, São Paulo.
Pastoral, 1926. Óleo sobre tela. 235 x 225 cm. Acervo Palácio dos Bandeirantes.
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2013 . exposição individual John Graz, Viajante. Espaço Cultural Correios, Rio de Janeiro. Curadoria de Sérgio Pizoli. Lançamento de catálogo homônimo. Projeto gráfico Design de Ideias.
Granada (Espanha) 1978. Óleo sobre tela. 108 x 80 cm. Coleção particular.
. itinerância da exposição individual O Brasil de John Graz. CAIXA Cultural Brasília. Curadoria de Sérgio Pizoli. Lançamento de catálogo homônimo. Projeto gráfico Werner Schultz.
Olinda (Arquitetura Brasileira), 1976. Guache sobre papel. 42,5 x 42,5 cm.
. exposição Arte no Brasil – Uma história do Modernismo. Curadoria Regina Teixeira de Barros. Estação Pinacoteca, São Paulo.
Paisagem de Espanha (Ponte de Ronda), 1920. Óleo sobre tela. 73 x 58,7 cm. Acervo Pinacoteca do Estado SP.
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2014. Exposição Narrativas Poéticas. Coleção Santander Brasil. Museu da Língua Portuguesa, São Paulo.
Canoeiros, 1975. Óleo sobre tela. 69.60 x 99.00 cm. Coleção Santander.
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2015 . capítulo especial no livro Móvel Moderno no Brasil, Maria Cecília Loschiavo dos Santos. Editora Olhares, 2ª. Edição.
Coqueiros, Desenho de John Graz. Execução de Regina Graz. Anos 1930. Tapeçaria em lã e algodão. 97 cm x 1,34 m.
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2016 . Relançamento do site do Instituto John Graz.
Sem título (série Sonhos Gregos), 1928. Guache sobre papel. 11 x 23 cm.