O Instituto empenha-se para certificar as obras de John Graz integrantes de coleções e acervos particulares ou públicos e obras disponibilizadas para aquisição em galerias e leilões.
A certificação consiste em três passos: 1) envio de informações e fotos da obra 2) resposta do Instituto com valor da certificação e encaminhamento para certificação presencial 3) avaliação presencial realizada por uma comissão técnica composta por especialistas, para determinar sua autenticidade.
Uma vez comprovada, o Instituto emite um Certificado de Autenticidade contendo todas as informações técnicas relativas à obra: título, data, técnica, dimensões, procedência e local de produção. O certificado recebe uma chancela especial (Selo de Certificação Instituto John Graz) e é assinado pelos integrantes da comissão técnica e pela direção do Instituto. A obra também é fotografada e catalogada no acervo eletrônico e documental do Instituto. É cobrado um valor específico de certificação, informado previamente por e-mail, de acordo com as proporções da obra.
Para certificação de obras envie para o e-mail contato@institutojohngraz.org.br as seguintes informações:
- Nome completo, contato telefônico e endereço do proprietário da obra;
- Fotos em boa resolução de: frente e verso da obra, bem como close da assinatura (essas 3 imagens são fundamentais para darmos prosseguimento ao processo);
- Procedência da obra (onde e quando adquiriu, ganhou ou herdou);
- Descrição da técnica e suporte da obra.
Nota: O Instituto John Graz não emite certificado sem a análise presencial da obra de arte. Já no caso de mobiliário podemos emitir um parecer (não um certificado pela ausência de assinatura) baseado nas referências de desenhos do acervo e outras evidenciais.